Preparando um servidor Linux Ubuntu Server 18.04.1 do zero para hospedar o OJS 3.X

 

Neste tutorial iremos explicar passo-a-passo como preparar um servidor Linux Ubuntu Server 18.X para hospedar o OJS 3.X. Neste servidor, instalaremos o PHP na versão 7.4, lembrando que o OJS 3.X tem como pré-requisito o PHP 7.X, não sendo mais compatível com o PHP 5.X..

Iniciaremos o tutorial com um servidor que já possui uma instalação limpa do Ubuntu Server 18.04.1 LTS já com IP configurado na rede. Neste servidor, faremos a instalação do Apache 2, PHP 7.4, MySQL e todas as bibliotecas do PHP necessárias, e prepararemos um servidor 100% compatível para posterior instalação do OJS 3.X, que será tema da segunda parte deste tutorial.

A primeira etapa é instalar as bibliotecas necessárias. É importante que seu APT esteja com todos os repositórios adicionados no arquivo /etc/apt/sources.list, caso contrário, ele não encontrará os pacotes para instalação. Caso o APT acuse não ter encontrado algum dos pacotes ao tentar realizar a instalação, sugerimos atualizar seu /etc/apt/sources.list, utilizando o Source List Generator, selecionando a versão correta do seu Ubuntu Server.

Ubuntu Server Source List Generator: https://repogen.simplylinux.ch/

Após atualizar, faça a atualização do repositório com

apt-get update

A versão 7.4 do PHP ainda não está disponível nos repositórios oficiais do Ubuntu, portanto, precisaremos adicioná-lo, seguindo o passo-a-passo a seguir.

sudo apt install software-properties-common
sudo add-apt-repository ppa:ondrej/php
sudo apt update

Feito isso, o sistema operacional já deve estar pronto para a instalação dos pacotes. Por falar nisso, separei a instalação dos pacotes em 4 etapas, sendo:

1: Instalando o MySQL Server e Client.

sudo apt-get install mysql-server mysql-client libmysqlclient-dev


2: Instalando o Apache 2

sudo apt-get install apache2 apache2-utils libexpat1 ssl-cert


3: Instalando o PHP7.4 e bibliotecas necessárias

sudo apt-get install libapache2-mod-php7.4 php7.4 php7.4-common php7.4-curl php7.4-dev php7.4-gd php7.4-imagick php7.4-mysql php7.4-ps php7.4-xsl php7.4-mbstring php7.4-xml php7.4-cli php7.4-soap php7.4-zip php7.4-intl php7.4-curl


4: Instalando o PHPMyAdmin

sudo apt-get install phpmyadmin

Agora, vamos reiniciar o apache para testarmos se o PHP 7.4 está funcionando corretamente

sudo service apache2 restart

Precisamos agora testar o PHP. Primeiro, vamos abrir o navegador, digitando na URL o IP do nosso servidor Ubuntu Server.

http://IP-DO-SERVIDOR


Deve aparecer uma mensagem de boas-vindas do Ububtu. Isso quer dizer que o Apache está funcionando corretamente, mas ainda precisamos testar o PHP. Para testá-lo vamos criar um arquivo index.php na pasta /var/www/html com o conteúdo abaixo.

<?php phpinfo();

Utilize o editor de sua preferência para criar o arquivo index.php na mesma pasta com o conteúdo acima. Segue exemplo utilizando o nano:


nano /var/www/html/index.php

Porém, precisamos ainda apagar o arquivo index.html já existente nesta pasta. Para isso, execute:

rm /var/www/html/index.html


Vamos agora verificar se o PHP está funcionando corretamente. Vamos acessar novamente a mesma URL do teste anterior pelo navegador:

http://IP-DO-SERVIDOR

Caso apareçam os dados da instalação do PHP 7.4, significa que a instalação foi realmente realizada com sucesso. Vamos agora apagar o arquivo index.php de teste servidor:

rm /var/www/html/index.php

Com a instalação realizada e testada, vamos agora criar um usuário no MySQL. Este usuário será utilizado tanto no PHPMyAdmin como posteriormente pela aplicação OJS3. Anote o login do usuário e senha criados na etapa a seguir para não os perder.

Primeiro, vamos acessar o prompt de comando do MySQL cliente com o seguinte comando:

sudo mysql -u root

O script vai retornar este resultado, que significa que a conexão foi estabelecida com sucesso:

mysql>

Em seguida, execute o comando a seguir, substituindo o valor do login e senha pelos valores que desejar.

CREATE USER 'login-aqui'@'localhost' IDENTIFIED BY 'senha-aqui';

Agora vamos conceder as permissões necessárias para este novo usuário. Não se esqueça de utilizar aqui o mesmo login utilizado no comando anterior.

GRANT ALL PRIVILEGES ON * . * TO 'login-aqui'@'localhost';

Agora, é necessário salvar as alterações, executando o comando abaixo:

FLUSH PRIVILEGES;
quit;

Feito isso, o MySQL está pronto para ser utilizado. Vamos agora testar a conexão com o PHPMyAdmin. Para isso, abra o navegador digitando no navegador o IP do servidor Ubuntu Server seguido de “/phpmyadmin”, exemplo:

http://IP-DO-SERVIDOR/phpmyadmin

No formulário de login, digite o usuário e senha informados na criação do usuário no MySQL.

Caso o login no PHPMyAdmin seja realizado com sucesso, significa que o MySQL e PHP estão funcionando corretamente e já temos o ambiente necessário para utilização o OJS3.X.

Aqui termina a primeira parte do tutorial, com a instalação e configuração do servidor para instalação do OJS3.X. Na segunda parte do tutorial, abordaremos detalhes da instalação do OJS3.X neste servidor.