Instalando o OJS3 em um servidor Linux com acesso ao SHELL




Este tutorial é uma continuação do tutorial anterior, onde foi abordada a configuração de um servidor Ubuntu Server 18.04.1 com o PHP7.4, bibliotecas do PHP e MySQL, ambiente necessário para instalação e funcionamento correto do OJS3.

É importante lembrar que o OJS3 não funciona com o PHP 5.X, onde é necessária a versão do PHP 7.0 em diante.

O primeiro passo é acessar o site da PKP (Public Knowledge Project), onde vamos baixar a versão mais recente do OJS. Na criação deste tutorial, a versão mais recente do OJS é a versão 3.1.2-4, mas o processo deve ser o mesmo para versões futuras do OJS3.

Para agilizar a instalação, vamos baixar a versão mais recente do OJS diretamente no nosso servidor PHP. Para isso, navegue com seu navegador na página de download. Com o mouse sobre o link de download da versão mais recente (formato tar.gz), ao invés de clicar para download, clique com o botão direito do mouse, onde encontrará a opção “Copiar endereço do link”. Esta opção vai salvar o endereço do link na área de transferência.

Vamos agora acessar o SHELL do servidor Ubuntu Server, onde vamos baixar o OJS3 compactado do link copiado no passo anterior. Pra fazer o download, vamos utilizar o WGET seguido do endereço copiado na página de download, como no exemplo a seguir:

wget http://pkp.sfu.ca/ojs/download/ojs-3.1.2-4.tar.gz

Feito isso, se o link estiver correto e o servidor estiver com acesso à internet, o WGET fez o download do arquivo para a pasta atual no Linux. Podemos checar se o arquivo foi baixado corretamente e seu tamanho com o comando abaixo:

ls -lha ojs*

Resultado:

-rw-r--r-- 1 root root 20M Dec 7 01:51 ojs-3.1.2-4.tar.gz

Verificou-se que o arquivo foi baixado com sucesso e que possui 20MB.

O próximo passo é descompactar o arquivo, onde podemos utilizar o comando tar -xzvf seguido do nome do arquivo baixado, no nosso caso ojs-3.1.2-4.tar.gz.

tar -xzvf ojs-3.1.2-4.tar.gz

Uma vez descompactado o OJS3, vamos migrá-lo para a pasta /var/www/html, que é a pasta HTDOCS padrão no Apache2. Para isso, vamos primeiro acessar a pasta com o comando cd, seguido do nome da pasta gerado pelo descompactador, exemplo:

cd ojs-3.1.2-4/

Agora, vamos mover os arquivos para a pasta /var/www/html com o comando a seguir:

mv -f * /var/www/html/

Para verificar se os arquivos foram copiados corretamente, podemos verificar se eles estão na nova pasta com o comando a seguir:

ls -lha /var/www.html

Com os arquivos na pasta correta, precisamos agora conceder permissão de leitura e escrita na pasta do periódico, pois o OJS realiza cache do HTML renderizado, onde é possível otimizar a performance. Esta ação é necessária, pois o OJS3 não funciona sem este recurso.

chmod 777 -R /var/www/html

Feito isso, já conseguiremos visualizar a tela de configuração do OJS no navegador. Acesse através do navegador o IP do seu servidor, exemplo:

http://IP-DO-SERVIDOR

Agora será necessário inserir as informações solicitadas no formulário para finalizar a instalação do OJS3.

A primeira parte do formulário solicita informações de conta (usuário, senha e email). Preencha estas informações e utilize um email existente.

A segunda parte do formulário solicita informações de idioma. Como pode ser visto, o sistema OJS permite trabalhar com mais de um idioma. Selecione “Português (Brasil)” como idioma principal e outros idiomas adicionais, caso queira.

A terceira parte do formulário destina-se a definição do charset. Recomenda-se o uso do UNICODE (UTF-8), charset padrão tanto para client, connection e database.

Após a definição de charset, precisamos definir a pasta onde ficarão os arquivos do nosso periódico. É nesta pasta que o OJS armazenará todos os arquivos DOC, DOCX e PDF referente ais artigos submetidos e publicados no periódico. Esta pasta precisa ser acessível pelo apache, por este motivo fica na /var/www. Caso seu servidor venha a hospedar mais de um periódico, recomendamos um nome de pasta que facilite a identificação, exemplo “periódico_files”. Vamos então definir a pasta dos uploads como a seguir:

/var/www/html/periódico_files

Em seguida vamos para a última parte da configuração, onde definiremos a conexão com o banco de dados. Utilizaremos o driver MySQLi do MySQL, SGBD instalado conforme a primeira parte deste tutorial. No campo “host” deixaremos o valor padrão “localhost”. Nos campos “username” e “password”, colocaremos o usuário e senha utilizados quando criamos o usuário na primeira parte deste tutorial. Em seguida, precisaremos informar o nome da database que desejamos criar para uso com esta instância do OJS. Obs: Esta database será criada. Recomendamos que o nome da database seja o nome do periódico, para facilitar a identificação.

Cuidado: Não confunda MySQL com MySQLi</strong. A extensão MySQL não é suportada no PHP7, portanto devemos selecionar a extensão driver de conexão) MySQLi, caso contrário, causará erro 500 na instalação.

No campo “OAI Settings”, deixaremos o valor sugerido pelo OJS.

Caso apresente o erro “The directory specified for uploaded files does not exist or is not writable.”, durante a instalação, não se preocupe, ele já era esperado. Isso ocorre pois definimos uma pasta inexistente para salvamento dos UPLOADS. Vamos precisar criar a pasta e definir a ela as permissões de leitura e escrita necessárias, sem as quais o PHP não conseguirá fazer o UPLOAD. Para isso vamos executar dois comandos abaixo. Lembre-se de utilizar no comando o mesmo nome de pasta de UPLOAD utilizado no formulário.

mkdir /var/www/html/periodico_files

chmod 777 /var/www/html/periodico_files

Feito isso, tente enviar novamente o formulário de instalação. Caso tenha seguido corretamente as instruções acima, a instalação deve ser concluída com sucesso.

Após a instalação, o OJS3 está pronto para uso.